sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de Março, Dia Internacional de luta contra a discriminação racial.

No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta na qual estava escrito aonde eles poderiam ir. Cerca de vinte mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.

Devido a esse ocorrido dia 21 de março é adotado como dia internacional de luta contra a discriminação racial. Mesmo depois de 50 anos do ocorrido, negros e negras continuam rotineiramente sendo massacrados pelo o sistema em que vivemos, um sistema racista que propaga uma falsa ideia de ‘democracia racial’ para continuar propagando sua dominação sobre o povo pobre e negro.

Nós da Unidade Vermelha jamais esqueceremos as atrocidades cometidas contra população negra, e reforçamos que a luta contra o racismo deve ser constante, e que não apenas hoje e sim todos os dias a luta contra o racismo deve ser perpetuada. Por todos aqueles que morreram por conta desse sistema racista e opressor, e todos aqueles que sofrem constantemente por esse mesmo sistema, continuaremos na luta revolucionária combatendo o racismo palmo a palmo. 

RACISTAS NÃO PASSARÃO!
A JUSTIÇA DO POVO VIRÁ!
TODO PODER AO POVO! 

- Subcomandante Yuri.