quinta-feira, 22 de maio de 2014

Todo apoio à Ocupação da reitoria da UFRGS.

A Unidade Vermelha vem a público para prestar seu apoio aos estudantes em processo de ocupação da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Unidos em torno da plena realização de seus direitos estudantis, negligenciados pelas oligarquias burocratas cuja regência domina tal universidade desde sua fundação.

Distante da excelência propagandeada em seu octogésimo aniversário de existência, os estudantes encontram apenas descaso frente às suas necessidades básicas como corpo discente. A precariedade dos campi vão desde nutrição à infraestrutura, sucateados devido a incontáveis anos de negligência pelos órgãos administrativos.

Sem outra alternativa frente à inexistência de um diálogo democrático entre a comunidade e os aparelhos institucionais acadêmicos, os estudantes se viram obrigados a ocupar a reitoria de sua Universidade, como forma de pressioná-la a atender as demandas históricas de alunos, servidores e demais funcionários. 
Após inúmeras sabotagens e deboches promovidos pela péssima gestão vigente desta instituição, faz-se claro a postura ditatorial adotada pelo reitor e seus demais conselheiros. Portando-se como um Senhor Feudal em seu trono de veludo, recusando-se a ter de lidar com seus vassalos, o mesmo mantem os alunos a mercê de suas vontades. 

No dia 21 de maio completam-se sete dias de ocupação, onde o corpo discente vem enfrentando inúmeros entraves políticos dentro do seio da própria Universidade. As negociações entre os atores fez-se nula graças à política evasiva instituída por tais mecanismos hierárquicos, que recorrem à retaliação – ora em apelo ao seu braço armado, ora por meios legalistas – para resolverem os problemas de seus estudantes. 

Não obstante, a reitoria não age por si só. Tem ao seu lado a mídia golpista, disposta a fomentar toda e qualquer espécie de desinformação, afim de promover a confusão, fragmentando o corpo discente; bem como os séquitos mencheviques e socialistas-revolucionários, cujo interesse oportunista visa barrar todo movimento político que não os seja aparelhado. Tais grupos contrarrevolucionários são inimigos declarados do povo, tendo firmado seu posicionamento há tempos. Estes não serão esquecidos.

A Unidade Vermelha convoca seus militantes e simpatizantes a somarem-se à luta estudantil! Por uma universidade pública e popular, cuja excelência aparelhe-se às plenas demandas e anseios de seus estudantes, bolsistas, servidores e funcionários! A luta revolucionária constrói-se em nossas universidades!

À Unidade!