quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Com quantos cadáveres de operários se faz uma Copa?

Nota da UNIDADE VERMELHA sobre o assassinato de operários por parte da Copa e de organizações imperialistas como a FIFA!

A pergunta só não é mais chocante do que o fato de que existe a resposta.

A soma macabra de cadáveres pendurados no pescoço da FIFA é assombrosa. Com as duas mortes ocorridas hoje, já são 4 operários mortos em obras diretamente relacionadas à Copa do Mundo da FIFA de 2014.

Fora do Brasil, notícias estarrecedoras dão conta de que cerca de 44 operários que morreram em obras da Copa do Catar 2022, além de acusações de trabalho escravo.


Todos conhecemos a natureza suja dessa organização internacional que "regula" o esporte mais popular do mundo – um esporte, ironicamente, surgido dos próprios operários. A FIFA, se não bastasse sua corrupção interna, que põe em cheque qualquer credibilidade do esporte dentro de campo, e fora de campo, atua como as mais vis organizações políticas internacionais que, para obter atendidos os seus interesses, desrespeita soberanias nacionais, coloniza culturas, com a cumplicidade de governos burgueses espolia nações inteiras, ou seja, age conforme a cartilha de qualquer organização internacional imperialista.

O resultado desse tipo de prática vil, nós já sabemos: Mais desigualdade, menos direitos e mortes de trabalhadores por todo mundo.

Na mesma semana que vem a tona o escândalo de racismo da FIFA (e, por conseguinte seus cúmplices - o Governo brasileiro, COL, CBF, clubes e demais entidades envolvidas), mais dois operários morrem nas obras do Estádio do SC Corinthians.

Saltam aos olhos também o fato de que a construtora responsável pela obra é a Odebrecht - a mesma de outras obras que resultaram em tragédia, como por exemplo, em Abril desse ano, no Estádio do Palmeiras.

As construtoras, como a Odebrecht, são as maiores corruptoras do país e principais agentes econômicos do nosso processo eleitoral "democrático", que têm os partidos nas mãos e não vêm qualquer obstáculo para continuarem trabalhando em determinadas condições que possam colocar a vida de operários em risco.

É impossível ver qualquer benefício para o povo trabalhador, um evento que MATA e desrespeita nosso povo e nossa cultura, enquanto da festa, só participa à elite e os ricos.

Devemos cobrar os Sindicatos, Ministérios e o Governo pelas medidas cabíveis!

Nos solidarizamos com as famílias dos operários mortos nessa tarde. À eles, nosso luto e todos nossos sentimentos.

Nossa luta será também por eles. 

- C. Diego

“FORA FIFA! FORA COL!
COPA PRA QUEM?”