terça-feira, 29 de novembro de 2016

REFUNDAÇÃO: Renasce a gloriosa Unidade Vermelha!

Nota política por ocasião da refundação da 
Unidade Vermelha – Marxista-Leninista (Stalinista)
A Unidade Vermelha, organização revolucionária fundada em fevereiro de 2013, em Recife (PE), passou por um processo de desvirtuação e liquidação de seu programa após sua precoce expansão para outros estados do Brasil. Esse processo durou alguns meses, e teve seu estopim em julho de 2014 (para mais detalhes, leia esta nota da época), momento em que a organização passou por um racha em sua direção nacional.
O foco do racha foram as bases do eixo Sul-Sudeste, seguindo os oportunistas que conseguiram entrar na direção nacional – salvo algumas células que posteriormente se dissolveram, ou alguns militantes que logo em seguida se retiraram; e o Nordeste, do qual as bases de Pernambuco permaneceram organizadas por algum tempo, e em seguida as bases de Alagoas e Bahia também se retiraram, não reconhecendo os rumos que os oportunistas e esquerdistas queriam dar a UV.
As bases de Pernambuco se mantiveram organizadas por algum tempo, inclusive permanecendo nas frentes políticas que a UV sempre atuou (como a FIP e a FLTP). Em tal época, os camaradas de Pernambuco sofreram com uma grande campanha difamatória, em meio virtual, realizada pelos golpistas do sudeste da falsa e ilegítima “UV” com conluio com figuras pós-modernas e anticomunistas “de esquerda”, que visava tão somente nos desgastar politicamente e colaborar para a desorganização da organização que autenticamente defendia os originais – e inegociáveis! – princípios da UV, a única e verdadeira Unidade Vermelha.
Entretanto, depois de alguns meses, com inúmeros problemas e obstáculos enfrentados pelos militantes (de ordem política e pessoal), somado as campanhas baixas e difamatórias contra nossos companheiros com a intenção de nos desprestigiarmos e causar nosso desgaste psicológico e emocional, a UV em Pernambuco se dissolveu.
Depois da dissolução da UV em Pernambuco, abriu-se um momento de grande reflexão entre nós. As coisas se encaminharam tanto no sentido de superarmos os antigos problemas, quanto no sentido de refletirmos sobre os erros do passado que cometemos e que deram margem a ascensão da linha desonesta e oportunista que liquidou com o ideal da UV.
Muitos dos companheiros, remanescentes da UV de Pernambuco que havia se dissolvido, se envolveram num projeto de estudos sobre nacionalismo revolucionário na UFPE, e o projeto deu certo, mobilizando antigos companheiros da dissolvida UV com outros novos companheiros, entusiasmados com a ideia de se engradecerem teoricamente do ponto de vista do nacionalismo revolucionário.
Depois de alguns meses os companheiros deram um importante salto de qualidade na organização do grupo, transformando o que era um grupo de estudos numa organização política, com análises gerais, programa, e entre outras coisas. Este se tornou o movimento Nova Pátria. Inclusive, muitos dos posicionamentos do movimento Nova Pátria estão em sintonia com os posicionamentos e análises da UV que havia sido dissolvida.
Apoiávamos o projeto do grupo de estudos e, inclusive, cogitávamos nos inserir de uma forma mais destacada no mesmo. Entretanto, tínhamos algumas diferenças com a ideia em que o projeto estava se encaminhando.
Em nosso tempo de amadurecimento político, posterior ao golpe dos dirigentes oportunistas do eixo Sul-Sudeste e ao racha que se sucedeu, chegamos à conclusão de que devíamos reorganizar a Unidade Vermelha, e não fundar uma organização política nova, e por isso não seguimos com o projeto de fundação do movimento Nova Pátria.
Queremos reiterar que não temos problema político algum com os companheiros do movimento Nova Pátria; nossas intenções sempre serão a de mantermos as mais fraternais relações de parceria e companheirismo com os companheiros do NP – alguns dos quais foram fundadores e destacados dirigentes da Unidade Vermelha. Nossas diferenças são, sobretudo, diferenças de ordem orgânica: caminhar no sentido de fundar uma nova organização, a Nova Pátria; ou de reorganizar a antiga, a Unidade Vermelha.
No nosso ponto de vista, esta última é a posição mais acertada, entretanto, respeitamos os companheiros que acreditem que a outra posição seja a correta, e seguiram com a construção do NP, que já deve ter alguns meses de fundação.
Tendo em vista tudo isto, declaramos, pois, que está refundada a Unidade Vermelha, sob o dístico ideológico Marxista-Leninista (Stalinista), que seguirá o legado autêntico das proposições originais da UV; daquilo que ela realmente representa!
Reergueremos a prática política de prezar pela unidade tática entre as forças políticas do campo progressista, popular e revolucionário, ao mesmo tempo que defenderemos de maneira destacada a bandeira da radicalidade política.
Demarcaremos campo a firmeza de nossos princípios para não cairmos em nenhum tipo de linha oportunista, de direita ou “de esquerda”.
Edificaremos de maneira independente o movimento comunista e de libertação nacional, reconstruindo nossa organização, a Unidade Vermelha, corrigindo todos os erros que levaram a sua liquidação.
E por fim, alçaremos ao alto nosso tão precioso lema: Estreito nos princípios! Amplos na tática! Radicais na ação!
Pela Revolução Nacional-Libertadora!
À Unidade!