sexta-feira, 17 de maio de 2013

Educação sob o Capital: A Escola como aparelho ideológico a serviço da Burguesia!


Já estamos cansados de saber que a educação no Brasil vai de mal a pior. A má remuneração dos professores, a péssima infraestrutura das escolas e outros fatores contribuem para que o ensino esteja condenado ao fracasso. De qualquer forma, a escola hoje vem cumprindo seu papel de formar jovens para servirem como engrenagem nas grandes indústrias controladas pelo capital estrangeiro.

A escola hoje no Brasil é um aparelho ideológico que molda os nossos jovens com o espírito capitalista. Partindo do momento em que ensinamos aos nossos jovens uma história das elites, que anula a participação da sociedade nos processos de mudança da história, ou quando desvalorizamos o ensino das disciplinas de sociologia e filosofia, estamos contribuindo para ignorância desses jovens e ao mesmo tempo desvalorizando a luta de classes. De forma direta, os professores estão sendo agentes desse aparelho para continuação da desigualdade social. Hora, o professor transmite ao aluno que seja o melhor, procure uma profissão que lhe der um bom retorno financeiro, marginaliza os movimentos sociais informando que esses são formados por jovens que não tem objetivos na vida, rotulando até de vagabundos e marginais.

Analisando os dois tipos de escola que temos no Brasil, tiramos as seguintes conclusões. Primeiro, as escolas particulares doutrinam os alunos para assumirem os cargos da burguesia, que serão os sucessores dos seus pais no que diz respeito à exploração da classe pobre. Segundo, nas escolas publicas é formada a mão de obra para alimentar as indústrias e o comercio.

Qual seria o caminho da mudança? Devemos reformular os parâmetros curriculares nacionais para um estudo voltado para os verdadeiros agentes transformadores da sociedade, o povo, abolindo essa visão elitista, responsável por moldar os falsos princípios da nossa sociedade. Por ultimo, para que haja uma transformação na educação é necessário que os professores retomem o debate sobre a luta de classes e que os mesmo expurguem de suas vidas os padrões que a burguesia impõe como certo, contribuindo com a dualidade do ensino.

- Subcomandante Osvaldo.