domingo, 15 de setembro de 2013

A Unidade Vermelha no 7 de Setembro em Porto Alegre!

No dia 07 de Setembro, o ato puxado pela Frente Autônoma do Bloco de Lutas pelo Transporte Público, em Porto Alegre, teve concentração na Praça Argentina, as 9h, e foi o primeiro ato oficial da Unidade Vermelha na cidade. Ao sairmos em marcha pela Av. João Pessoa, logo nos deparamos com um forte aparato policial, pronto para impedir a qualquer custo que o ato encontrasse o desfile.

Porém, devido a uma falha risível na contenção imposta pela Brigada Militar, o ato conseguiu chegar à Av. Loureiro da Silva, por onde passava o mesmo, separado por um forte cordão de isolamento. Bradando palavras de ordem, fomos cercados pela Polícia em todas as saídas da avenida. Logo no início, entretanto, percebemos que a Brigada Militar estava sob ordens de não responder ao movimento popular com sua truculência habitual, numa clara tentativa de não expor o estado fascista à população que assistia ao desfile.
Ao terminar o desfile militar, tentamos seguir novamente pela Av. João Pessoa, mas fomos impedidos pela polícia, que insistia em cercar todos os nossos movimentos. Sendo assim, seguimos em direção ao centro da cidade, única rota desobstruída.

Ao passarmos pela Av. Salgado Filho, algumas agências bancárias tiveram suas vidraças quebradas, o que foi recebidos com salvas de palmas pelo restante dos manifestantes. Quando chegamos à Esquina Democrática, espaço tombado desde 1997 como área política e cultural e consagrado com as funções de aglomeração humana no centro da cidade, longe dos olhos da população que assistia o desfile, a Brigada Militar finalmente mostrou a sua verdadeira face.

Tanto a cavalaria quanto a tropa de choque (agora, portando armas de bala de borracha) aguardavam, à espreita, a nossa chegada. Foi nesse momento, enquanto o ato se concentrava no local, que o choque e a cavalaria avançaram na direção dos manifestantes, causando uma enorme dispersão.

Enquanto parte do Black Bloc e parte da UV faziam à frente, formando um escudo de defesa, o restante dos manifestantes dispersava, parte indo embora e parte se dividindo em pequenos grupos que viriam a seguir para outras partes da cidade.


À Unidade!

- Combatente Tom